Atribuições
Eles representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Os Pretos-Velhos, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a quem foram submetidos no passado.
Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam e ajudam aqueles que necessitam, independente de sua cor, idade, sexo e de religião. São extremamente pacientes com os filhos de terreiro e, como poucos, sabem incutir-lhes os conceitos de Karma e ensinar-lhes resignação.
Se você for falar com um Preto Velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas, como em um passo de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.
Para muitos, os Pretos Velhos são conselheiros, mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são psicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros são exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos Exús desfazendo trabalhos. Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e Kiumbas.
Os Pretos-velhos são nossos Guias ou Protetores. Só tem fio de conta (guia) na Umbanda. Usam o branco ou preto e branco. Essas cores são porque, sendo os Pretos-velhos almas de escravos, lembram que eles só podiam andar de branco ou xadrez preto e branco, em sua maioria. Temos também a Guia de lágrima de nossa senhora, semente cinza com uma palha dentro. Essa Guia vem dos tempos dos cativeiros, porque era o material mais fácil de se encontrar na época dos escravos, cuja planta era encontrada em quase todos os lugares.
O dia em que a Umbanda homenageia
os Pretos-Velhos é 13 de maio, que é a data em que foi assinada a Lei Áurea (libertação
dos escravos).
Características
Linha e Irradiação: Todos os Pretos velhos vem na linha
de Obaluaiê, mas cada um bem na irradiação de um Orixá diferente.
Fios de contas: Muitos gostam de guias com Contas
de Rosário de Nossa Senhora, alguns misturam favas e colocam Cruzes ou Figas
feitas de Guiné ou Arruda.
Bebida: Café preto, vinho tinto, cachaça
com mel(às vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos na bebida)
Dia da semana: Segunda- feira
Chakra atuante: Básico ou sacro
Planeta regente: Saturno
Cor representante: Preto e branco
Saudação: Adorei as Almas
Fumo: Cachimbos ou cigarros de
palhas
AXÉ ... Que a sabedoria e a humildade dos Pretos Velhos nos fortaleça em nossa caminhada!