sábado, 10 de dezembro de 2011

Apresentação cultural da Casa de Umbanda "Mãe Maria"


Os homens não se conhecem uns aos outros com facilidade, ainda que ponham nisso o melhor da sua vontade e das suas intenções. Porque há que contar sempre com a má vontade que tudo distorce.  Conhecer-nos-íamos melhor uns aos outros se não estivéssemos sempre a querer comparar-nos uns com os outros.
Johann Wolfgang von Goethe

Aconteceu no Centro de Eventos Savoine na última  quarta-feira 07-12-2011 a I Jornada do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do município de Juara, que foi acolhido como uma prática compartilhada junto à: 6ª Edição do SEVA - Seminário de Educação do Vale do Arinos, seminário este que é realizado todos os anos pela UNEMAT- Campus Universitário de Juara.
A Mesa Redonda apresentada teve o seguinte tema – As contribuições dos vários segmentos para o Fórum e comunidade educacional de Juara.
Palestrantes:
- Pedro Reis – Presidente do CEPIR- Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial  
- Marcelo (Mundurucu) – Representante Indígena no Fórum
  Identidade e Cultura dos Povos Indígenas
- Oséias Belarmino – Representante do Instituto Ilê Axé
  Processo de criação do Instituto Ilê Axé em Juara
- Coordenadora da mesa – Cervan Gomes Ferreira

A abertura do fórum foi feita pela Casa de Umbanda “Mãe Maria”, trazendo aos presentes um pouco da Umbanda Sagrada, com pontos cantados falando sobre os Orixás e as linhas de trabalho como: caboclos, pretos velhos e crianças.

A Casa de Umbanda “Mãe Maria” externa seus agradecimentos à
 Profª formadora do CEFAPRO de Juara, presidente do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do município de Juara Cervan Gomes Ferreira por ser uma desbravadora nas questões que tratam da igualdade racial em nosso município, que destemidamente empunha a bandeira da diversidade em nosso município. À você mulher guerreira que não teme e traz o conhecimento, mesmo as vezes tendo que colher o sofrimento, nossa gratidão por ser uma profissional que vê a todos com os olhos da igualdade e respeito.
Agradecemos também à UNEMAT- Campus Universitário de Juara, pela oportunidade oferecida através da profª Lori hack de Jesus integrante do fórum municipal e estadual de diversidade, ação esta que mostrou que na área educacional se multiplicam os avanços para que seja cumprida a lei 10.639/2003 (lei que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, essa lei inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar.)
Posteriormente estaremos trazendo as contribuições de cada palestrante no evento.


11 comentários:

  1. Foi uma linda apresentação, mostrando a verdade sobre a Umbanda, religião maravilhosa, que tenho orgulho de dizer a todos que sou Umbandista. "Nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos."
    Henry Thoreau

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa apresentação, mostrou um pouquinho da beleza que é a Umbanda que é paz, Amor e Luz ,e sou filho de pemba com muito Orgulho.Não à intolerância religiosa e à discriminação!!Salve o povo da africa!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A PAZ E O AMOR SENTIDO NAQUELE MOMENTO É INESPLICAVÉL, QUE POSSAMOS TER A OPORTUNIDADE DE MOSTRAR UM POUCO MAIS NOSSOS "TRABALHOS" A MAIS IRMÃOS, SOU AGRADECIDA AO nOSSO PAI OLORUM E AS SETE LINHAS DA UMBANDA PELA VIDA MARAVILHOSA QUE TENHO COM MINHA FAMILIA UMBANDISTA!!!!

    ResponderExcluir
  5. A apresentaçao da Casa de Umbanda Mãe Maria, a qual faço parte (claudemir) quebrou paradigma perante a populaçao, mostrando que nossa casa trabalha para o bem sem olhar a quem. Salve as 7 linhas da umbanda.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei feliz com toda a apresentação,e tenho honra de ser filho desta casa ,mais o que mais me chamou a atençao, foi a energia que senti junto com todos que ali estavam, mesmo aqueles que nao sao filhos desta casa que tambem sentiu esta energia do Pai Olorum, nosso criador.

    ResponderExcluir
  7. eu chorei,chorei por ver e sentir um pouco da cultura dos nosso ancestrais,aqueles que nos trais a energia e a força do pai maior,salve todos os orixá e salve olorum o criador...

    ResponderExcluir
  8. Inexplicável.. assim defino a apresentação feita pelos meus amigos, irmãos....todos os sentimentos bons ocorridos em pouco minutos.....orgulho.....fé....esperança...respeito..... ... ... ......inevitavel lágrimas.......!!!
    Agradeço a Olorum tds os dias da minha vida por fazer parte da Umbanda..... LINDA UMBANDA...!! Infelizmente tão pouco conhecida......mas tão linda........
    e SALVE A UMBANDA!!
    ... SALVE!!!

    ResponderExcluir
  9. realmenten foi um evento inovador cheio de novidade ..pois ali
    tivemos oportunidade de mostrar a belesa da umbanda junto a nossa uniao de irmaos ,umbandistas..salve a umbanda ..

    ResponderExcluir
  10. Foi um momento muito emocionante, nós umbandista ficamos muito feliz com esse momento. Agradeço a nossa casa, nossa yá e todos os guias que nos auxiliam, principalmente, a Olorum que nos fortaleça cada vez mais nesta caminhada. Salve a umbanda!

    ResponderExcluir