domingo, 29 de abril de 2012

Diversidade cultural - O processo de construção cultural e o reconhecimento do outro como igual.







      Na noite do dia 26/04/2012 os acadêmicos da UNEMAT do curso de pedagogia do 7º semestre, fizeram uma intervenção pedagógica junto aos alunos de uma sala de aula do  CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos, abordando o seguinte tema: Diversidade cultural - o processo de construção cultural e o reconhecimento do outro como igual.
     Foi discutido a cultura no âmbito mundial e bastante destacado a temática do preconceito com a questão das religiões de matriz africana em nossa sociedade e também a necessidade de se fazer cumprir a lei 10.639 que desde 2003 obriga todas as escolas publicas e privadas, a trabalhar a história e cultura africana, nos dando um novo olhar para se trabalhar história.
    Foi relembrado que a constituição brasileira combate o preconceito religioso e  a necessidade de se fazer cumprir os direitos assegurados pelos direitos humanos.
Consta na proposta 110- Prevenir e combater a intolerância religiosa, inclusive no que diz respeito a religiões minoritárias e a cultos afro-brasileiros.
Consta na proposta 113- Incentivar o diálogo entre movimentos religiosos sob o prisma da construção de uma sociedade pluralista com base no reconhecimento e no respeito às diferenças de crença e culto.
     À convite dos acadêmicos a Casa de Umbanda “Mãe Maria” esteve presente palestrando sobre a historia da Umbanda, o que é a Umbanda e os Orixás, o sincretismo religioso, hierarquia na Umbanda e falou-se também brevemente sobre o Camdomblé e suas nações ,Toré, Pajelança, Catimbó, Juremação e Omolokô e esclarecendo sobre demais duvidas dos presentes.
    Em nossa fala deixamos claro que o Candomblé sim, é uma religião de matriz originalmente africana, e que a Umbanda louva os Orixás e trabalha com a linha de preto velho que é uma linha africana, mas a Umbanda historicamente é tida como uma religião genuinamente brasileira.



12 comentários:

  1. É muito bom participar desta Casa onde somos ensinados pelos guias e temos o exemplo de nossa Yá de respeitar a todos sem distinção, onde se busca realmente aprender a exercer o amor incondicional do Pai.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
    (Nelson Mandela)
    Que a lei 10.639 se torne uma realidade nas escolas para que todos indistintamente tenham a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a beleza das religiões de matriz africana e principalmente compreender que somos um com o pai, independente da forma que nos dirigimos a Ele.

    ResponderExcluir
  3. Esse dia foi muito legal, porque notei que as pessoas pensavam totalmente diferente sobre a minha religião, mas com a palestra compreenderam que muita coisa é só comentário sem fundamento de quem não conhece.Saravá mesmo é uma palavra tão linda onde apenas é um cumprimento: Salve!Viva! e muitos tinham medo, até saber o significado.

    ResponderExcluir
  4. Os negros foram de fundamental importância para a formação da cultura e do povo brasileiro. Na língua brasileira existem diversas palavras provenientes da língua africana. Os negros africanos também trouxeram para o Brasil animais e plantas, como, por exemplo, dendê, galinha-d’angola, entre outros. Além disso, os negros também influenciaram na dança, na música, nos instrumentos, e em entre outros aspectos da cultura brasileira, como, por exemplo, na capoeira, no berimbau, etc. No estado de Pernambuco algumas escolas, como as Escolas Técnicas já estão levando para sala de aula o conhecimento das religiões de matriz africana.Saravá!

    ResponderExcluir
  5. Muito booa essa palestra, começamos a esclarecer sobre o que é a Umbanda, somos Umbandista SIM e isso não é vergonha de modo algum !! É uma religião que como todas as outras busca a conexão com o Pai, já esta passando da hora da sociedade acabar com os pré-conceitos e realmente entender o que é a Umbanda, e todos os temas que foram abordados na palestra... Parabéns pela iniciativa aos acadêmicos e parabéns ao nosso terreiro que não tem vergonha de se mostrar e provando que estamos prontos a esclarecer as duvidas daqueles que buscam .

    ResponderExcluir
  6. cada dia mais a população se concientiza que a Umbanda é um trabalho serio onde auxilia aqueles que a procura com muito amor e carinho, sem pré-conceito.

    ResponderExcluir
  7. eu fico muito feliz por participar dessa Casa de Umbanda, pois aqui existem muitas pessoas prontas para auxiliar e levar o conhecimento aqueles que buscam. A Umbanda é motivo de grande orgulho e devoção, participar e poder ajudar aqueles que necessitam é motivo de grande gratidão para mim.

    ResponderExcluir
  8. Umbanda é luz por onde passa, axilia a todos sem distinção. Essa palestra mostrou que Umbanda é do bem, e ajuda a todos sem olhar a quem. Salva a Umbanda Sagrada!
    Claudemir.

    ResponderExcluir
  9. ESTA PÁLESTRA PARA QUEM LA ESTAVA E ASSISTIU COM ATENÇAO MOSTROU UM POUCO DOQUE E A UMBANDA E LUZ PAZ ANOR E AJUDA A TODOS SEM OLHAR AQUEM SALVE AS SETE LINHA DA UMBANDA.OGAN MÃO DE OFA TONINHO ARAUJO.

    ResponderExcluir
  10. A Umbanda trás a fé. a Humildade, a Caridade, respeitando todos e qualquer ser, raça e cor auxiliando a cada um com amor, através da energia do criador a Umbanda e Sagrada!!!

    ResponderExcluir
  11. Que a Umbanda possa ser mais difundida em nossa cidade sem que as pessoas julguem por aparências ou pré conceitos firmados.. A Umbanda é Amor incondicional..Salve a Umbanda.

    ResponderExcluir
  12. LEVAR O CONHECIMETO É DEVER DE TODO UMBANDISTA POIS OLORUM NOS CONCEDE TODOS OS DIAS O DIREITO DE RENASCER, POIS SOMOS UMBANDISTAS E NOS COLOCAMOS A SEVIRMOS O PAI MAIOR.
    PROPAGANDO A FÉ QUE PROFESSAMOS E DIVIDINDO A GRAÇA DO SABER QUE TAÕ CARINHOSAMENTE NOS É CONFIADA DENTRO DO TERREIRO.
    FELIZ AQUELE QUE QUEBRA OS PRECONCEITOS E BUSCA O ESCLARECIMENTO.

    ResponderExcluir