sábado, 1 de fevereiro de 2014

Dia 02 de Fevereiro


Numa casa de Santo, Iemanjá atua dando sentido grupo, à comunidade ali, transformando essa convivência num ato familiar. A necessidade de saber se aquele que amamos estão bem, a dor pela preocupação é regida por ela, que não  vai deixar morrer em nós o sentido de amor ao próximo. É a  preocupação e o desejo de ver aqueles que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar.
O principal elemento de Iemanjá é a água, o elemento das emoções. O mar é regido por Ela (e a Ciência estuda que a origem da vida está nas águas).  O mar representa todas as águas, já que todas as águas correm para o mar. E o mar “lava” os nossos problemas e mágoas e renova a nossa vontade de viver. Assim, podemos pedir a Iemanjá que nos ajude a lidar com as nossas emoções e a equilibrá-las.  Tem caráter de tolerância, aceitação e carinho. É uma das rainhas das águas, sendo as duas salgadas: uma provocada pelo choro; e o mar( Calunga grande) local onde costuma receber suas oferendas.

Curiosidades : No Brasil o Dia de Iemanjá pode ser comemorado em dias diferentes dependo do estado. Embora o principal seja o dia 2 de fevereiro, em São Paulo a comemoração é no dia 8 de dezembro, e no Rio de Janeiro é muito celebrada no Réveillon, no dia de Ano Novo, com vários rituais de Passagem de Ano. É Iemanjá que proporciona boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo alimento vindo de seu reino. É ela que controla as marés, é a praia em ressaca, é a onda do mar, é o maremoto. Junta-se a Oxalá complementando-o como o Principio gerador feminino.



2 comentários:

  1. Com suas ondas vai trazendo a calmaria, a pureza e o amor familiar e vai levando e transmutando toda energia negativa!!

    ResponderExcluir