quarta-feira, 4 de maio de 2016

Pretos Velhos


Atribuições


  Eles representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São  um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espíritos  sem luz. Os Pretos-Velhos, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a quem foram submetidos no passado.

 Com seus cachimbos, fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam e ajudam aqueles que  necessitam, independente de sua cor, idade, sexo e de religião. São extremamente pacientes com os  filhos de terreiro e, como poucos, sabem incutir-lhes os conceitos de Karma e ensinar-lhes resignação. 

 Se você for falar com um Preto Velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele  resolva seus problemas, como em um passo de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio  dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.

 Para muitos, os Pretos Velhos são conselheiros, mostrando a vida e seus caminhos; para outros,  são psicólogos, amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros são exorcistas que lutam com  suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos Exús  desfazendo trabalhos. Também combatem as forças negativas (o mal), espíritos obssessores e Kiumbas.

  


Os Pretos-velhos são nossos Guias ou Protetores. Só tem fio de conta (guia) na Umbanda. Usam o branco ou preto e branco. Essas cores são porque, sendo os Pretos-velhos almas de escravos, lembram que eles só podiam andar de branco ou xadrez preto e branco, em sua maioria. Temos também a Guia de lágrima de nossa senhora, semente cinza com uma palha dentro. Essa Guia vem dos tempos dos cativeiros, porque era o material mais fácil de se encontrar na época dos escravos, cuja planta era encontrada em quase todos os lugares.

O dia em que a Umbanda homenageia os Pretos-Velhos é 13 de maio, que é a data em que foi assinada a Lei Áurea (libertação dos escravos).

Características 

  Linha e Irradiação: Todos os Pretos velhos vem na linha de Obaluaiê, mas cada um bem na irradiação de um Orixá diferente.
  Fios de contas: Muitos gostam de guias com Contas de Rosário de Nossa Senhora, alguns misturam favas e colocam Cruzes ou Figas feitas de Guiné ou Arruda.
  Bebida: Café preto, vinho tinto, cachaça com mel(às vezes misturam ervas, sal, alho e outros elementos na bebida)
  Dia da semana: Segunda- feira
  Chakra atuante: Básico ou sacro
  Planeta regente: Saturno
  Cor representante: Preto e branco
  Saudação: Adorei as Almas
  Fumo: Cachimbos ou cigarros de palhas



AXÉ ... Que a sabedoria e a humildade dos Pretos Velhos nos fortaleça em nossa caminhada!

5 comentários:

  1. Amo consultar com todos os guias, mas a linha de preto velho e preta velha me faz sentir a calma ao receber seus os conselhos e ensinamentos ... sentindo a força de toda ancestralidade e é como conversar com uma vó ou avô !! Guias de luz e muita sabedoria e humildade

    ResponderExcluir
  2. a mais nobre energia e bondade que posa receber médio ou consulentes erradia e protege aquele q Ednilde mente reconhece sua bondade

    ResponderExcluir
  3. Bendito seja os pretos velhos que nos ensina a amar. Conversar com preto velho é tudo de bom, traz a calma, paz entendimento e força pra continuar no bom caminho. Adorei as almas.

    ResponderExcluir
  4. Os Pretos Velhos são exemplo de fé e humildade. Espero como umbandista, sempre levar a serio os ensinamentos de amor que esses guias de luz nos proporcionam.. Axé a todos os filhos, e que a sabedoria guie nossos passos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as Almas, Salve os bondosos Pretos velhos! Muito esclarecedor esse post...

    ResponderExcluir