quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Anjo da Guarda

Seu anjo da guarda, sempre anda com você em qualquer lugar que você esteja, pronto a lhe proteger; embora você não o veja.
O que chamamos de intuição, muitas vezes é a manifestação de nosso Anjo da Guarda que procura sempre o melhor para nós (aquela voz na cabeça que diz, não faça isso, não vá por esse caminho, etc.).
O nosso anjo da guarda é aquele que nos protege a todo instante de nossas vidas... Por isso, devemos manter acesa uma vela com um copo d’água ao lado em um local alto, e fazer orações ao anjo da guarda regularmente, pedindo sempre que nos guie pelos caminhos certos da vida e que nos proteja.
Para quem acredita é muito fácil sentir, ouvir e presenciar a manifestação dos anjos em nossa vida dando inspiração para algo que ocorrerá em nossos dias. Normalmente esses anjos da guarda requerem muita disciplina da parte dos médiuns  e assim deve ser feito. Quem consegue sentir seu anjo protetor ao lado, deve se sentir muito feliz, pois terá a certeza que não há o que temer. Aqueles que não conseguem o sentir, devem também ter a certeza de que ele está ao seu lado, devem também manter sempre o respeito e o amor antes de qualquer atitude ou decisão.
 

Vestimentas


Por que a roupagem na Umbanda tem a cor branca? 
No decorrer de toda a história da Humanidade, a cor branca aparece como um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade já utilizados. Os Magos Brancos da antiga Índia eram assim chamados porque utilizavam a magia para fins positivos, e também porque suas vestes sacerdotais eram constituídas de túnicas e capuzes brancos. O próprio Cristo Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecido branco nas peregrinações e pregações que fazia.
Nas guerras, quando os adversários oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, se despojavam de comportamentos irracionais e manifestavam sincera intenção de encerrarem a contenda, o que faziam? Levantavam bandeiras brancas! O que falar então do vestuário dos profissionais das diversas áreas de saúde? Médicos, enfermeiros, dentistas etc., todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades. Por quê? Porque a roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada significância. A cor branca tem sua razão de ser utilizada na Umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. A implantação desta cor em nossa religião, não foi fruto de opção aleatória, mas sim pautada em seguro conhecimento de quem teve a missão de anunciar a Umbanda.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Festa de Oxóssi

A festa que louva o Orixá Oxóssi aconteceu no sábado, dia 19 de janeiro. A festa foi linda, o axé dos orixás purificou aqueles que estavam lá,e com certeza ofereceu as energias necessária aos filhos da casa e também aos convidados . Nós da casa de Umbanda Mãe Maria queremos muito agradecer todos aqueles que foram e dividiram conosco essa alegria tão grande.

Casinha de Oxóssi



Casinha de Ogum e Iansã


Altar de Oxalá


Mesa de Frutas, Axé de Oxalá 


Okê Caboclo


Entrada


Jardim das Crianças


Apresentamos á vocês essas fotos da festa com muito amor. Axé

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuta que é macumba!


 
Mas cuidado para não quebrar o pé. Calma, que já explicaremos.
É que Macumba é uma árvore sagrada da África, onde os negros se reuniam para fazer suas orações e também para transmitir os conhecimentos através da oralidade.
 
 
Aliás, árvore muito parecida com a formosa Copaíba que temos aqui no Brasil.
Bom, agora que você já sabe isso, os que iam à Macumba eram os – adivinhe – macumbeiros. Isso mesmo. Poxa, e você utilizando esse termo sem saber.


Macumba também foi o nome dado aos primeiros instrumentos de percussão, muito parecidos com os atabaques de hoje. Eles eram confeccionados com a madeira da árvore sagrada e usados nos cultos em louvor aos Orixás.
O fato é que durante três séculos, milhões de africanos foram escravizados e trazidos para o território brasileiro por colonizadores europeus. A religião foi um fator fundamental para a preservação dos costumes africanos, e tornou-se símbolo da resistência de povos que foram massacrados ao longo da história do nosso país, mas que exerceram importante papel para a formação da identidade e da cultura brasileira.
É por isso que se fala muito que o povo brasileiro tem um pezinho na senzala. Arriscaríamos dizer, que muitos têm também uma mãozinha no terreiro, pois a cultura religiosa afro-brasileira está enraizada em todo nosso país. Portanto, em nossa cidade, não é diferente. Poucos são os que nunca fizeram uso de uma fitinha vermelha contra mau-olhado, cruzaram os dedinhos para torcer por alguma coisa, ou nunca tiveram um vasinho de sete ervas em casa ou em seu estabelecimento comercial. Você pode não ter percebido, mas o salzinho grosso atrás da porta não tem nada a ver com herança de uma religião européia.

Agora voce já sabe o que é Macumba. Madeira nobre e resistente. Pode machucar o pé, portanto, é melhor não chutar. Mas, melhor mesmo, é quando não se  chuta nada. Quando  respeitamos as pessoas por suas atitudes, posturas, ideais, e, principalmente, por seus corações, porque Olorum, Deus, Jeová ou como queiram chamar o Criador, conhece é o nosso coração e o verdadeiro propósito de serví-lo.

Respeite – e não apenas tolere -, pois como disse Saramago: “Quando se tolera apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro."
 
Adaptado do texto de Ricardo Barreira
Babalorixá da Aldeia Tupiniquim,
Coordenador de Projetos de Marketing e Campanhas Publicitárias,
Colunista da Rede Bom Dia de Jornais.

 
 

SARAVÁ

ignez | O QUE SIGNIFICA SARAVÁ???



O desconhecido sempre causa uma certa rejeição, e essa palavra de tanto axé  na maioria das vezes é  mal interpretada, por isso deixamos aqui o verdadeiro significado para que pouco a pouco aqueles que realmente buscam o conhecimento possam multiplicar e desmistificar o que por décadas e décadas tem sido mal compreendido.

Afinal o que significa a palavra Saravá?

SA = Força, Senhor

 RA = Reinar, Movimento

  = Natureza, Energia.

Saravá significa então a força que movimenta a natureza.


Saravá por influência africana no idioma português do Brasil também pode significar "Salve" ou "Viva".
Na Umbanda, Saravá é utilizado´principalmente como uma saudação possuindo o sentido de "Salve sua força!", da força de Deus e da natureza que estão dentro da pessoa, como no mantra indiano namastê, que significa: o Deus que habita dentro de mim, saúda o Deus que habita dentro de você.

Em suma... quando dizemos Saravá, saudamos a Olorum o Criador, pois Dele tudo provém, e para Ele que é supremo, tudo retorna... Saravá!!!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Oxalá





Entrando em um templo de Umbanda,
com muito respeito faça sua prece.
Não mexa em coisa sagrada 
e não se intrometa no que não conhece. 
Concentre os seus pensamentos nas coisas divinas em frente ao congá,
não mexa em coisa sagrada respeite a Umbanda de pai Oxalá.
Quem quiser chegar a Zambi tem que ser da nossa Umbanda, 
tratar sempre com respeito todo povo de aruanda.
A mansão de Zambi é grande, para todos tem lugar,
         suas portas estão abertas para quem quiser entrar, suas portas estão abertas para que quiser entrar. 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Oxum


Deusa das cachoeiras e cascatas
Companheira de Oxóssi
O dono das matas
E também a rainha de meu Pai Xangô
Eterna...
Com o seu abebê
Quando dança é faceira
És a dona do ouro, ó Mãe verdadeira
Sob o luar de prata
De joelhos eu vou implorar
Seu manto é o meu acalanto na hora da dor
E na minha tristeza meu pranto enxugou
Ora Aieiê, Mãe Oxum!
Rainha do ijexá!
Seu manto irradia alegria
Traz a paz, traz harmonia
Em suas águas eu a vejo se banhar
Ó, Oxum! Como é lindo vê-la a bailar
Vou pedir na cachoeira, Ora aieiêo
Nunca me deixe sozinho
Eu sou filho seu
Na sua mina tem ouro
Seu tesouro tem poder
Toda vez que eu precisar
Mamãe Oxum vai me valer


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Festa de Oxóssi


Endereço : Estrada Estrela de Davi -  Chácara de Recreio Bom sucesso. [ Depois da AAMOR, ultima chácara]

Oxóssi




 Quem é o cavaleiro, que vem de aruanda
      é Oxossi em seu cavalo, com seu chapéu de banda.
Quem é esse cacique, glorioso e guerreiro 
      vem montado em seu cavalo descer no meu terreiro.
            Vem de Aruanda auê, vem de Aruanda auá. Auêê

Ele é filho do verde,
ele é filho da mata,
Saravá Nossa Senhora! 
A sua flecha amada. 


- Cavaleiro de Aruanda - Tony Osanah  

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mediunidade


A palavra médium, que vem do latim, significa medianeiro, que está no meio, intermediário, no caso em questão, o médium é o intermediário entre o plano físico e espiritual. Por este conceito entende-se que todas as pessoas possuem mediunidade, visto que todos, mesmo de forma inconsciente, influenciam e são influenciados por espíritos.  Assim como qualquer talento, a mediunidade é neutra, e cabe ao médium escolher que uso fará dela, se optar por um caminho positivo, de auxílio ao próximo, encontrará ampla assistência da espiritualidade superior, caso contrário, estará sujeito a tornar-se vítima de obsessões dos mais diferentes tipos, e devido a isso é importante a evangelização e o esforço do médium.
Existem médiuns de todo tipo. Tímido, extrovertido, amável, egoísta, dedicado, etc., etc., etc. A mediunidade não altera o caráter da pessoa, o que acontece é que a prática da mediunidade limpa, bem amparada leva a pessoa à transformação, à mudança de comportamento.
Atentem Srs. e Sras. Médiuns! Não só os de Umbanda, mas todos que de alguma forma podem influenciar a vida das pessoas. Somos agentes de mudança de comportamento, agentes de transformação íntima das pessoas. Quando abrimos a boca para falar temos que ter na consciência que aquilo que verbalizaremos, poderá mudar a vida da pessoa, positiva ou negativamente. Muito cuidado com aquilo que você vê, ouve ou intui. Passe sempre pelo crivo das três peneiras: Verdade, Bondade e Necessidade.
Não seja disseminador de confusão. Não fale aquilo que não tem certeza. Ou aquilo que você não gostaria que falassem de você. Pense que poderá estar sendo instrumento apenas da ilusão. E sendo iludido, iludirá também. O médium é como elo entre o visível e o invisível, deve se preocupar em manter a serenidade mental no seu dia a dia para que pensamentos difusos não sejam cultivados.
Entende-se então, que mediunidade é tudo aquilo que liga o mundo espiritual com o físico. Um médium deve possuir sempre muita disciplina e amor no coração. Sejamos sempre exemplo para aqueles que nos cercam. Axé 


sábado, 5 de janeiro de 2013

O amor




Sobre o Amor
Poucas coisas são tão belas quanto o amor, mas também poucos são os sentimentos tão confundidos quanto o amor.
O achar que se ama transforma as pessoas faz com que elas se sintam donas de outras, criam-se exigências , expectativas.
O amor é livre, o amor não cobra, o amor não exige…
Alguns sentimentos tem em si o costume de quererem se disfarçar de amor… E dessa maneira é que muitas vezes nos perdemos na essência das coisas.
Perdemos tempo nos preocupando e alimentando coisas tão pequenas, tão mixas. Que nos esquecemos o real propósito de estar onde estamos. Afinal as picuinhas, as coisas pequenas, a inveja, o ciúme, já trataram de apoderar-se de nosso corações. E esses são sentimentos muito barulhentos costumam não deixar nossas mentes em paz, já o amor não… Ele é silencioso, ele costuma ser discreto e aparecer em pequenas atitudes.
Como um quarto sujo o amor encontra nossos corações inundado de vícios, de egoísmo, de orgulho, de prepotência e de arrogância. Esse sentimentos pequenos criam uma força tão grande, pois são alimentados por nós, que forjam o amor. Nos fazendo acreditar que isso tudo de fato é o amor.
Mas o amor é muito mais puro e muito mais leve e não existe para satisfazer a ninguém, ele não pretende nada, ele não espera nada, ele simplesmente existe. Existe no silencio, existe no riso frouxo que se abre só, quando acionado por um pensamento.
O amor é grandioso, mas não tem pretensões de ser… Ele e simples e belo como o desabrochar da flor, que mesmo sabendo o quão lindo é, não espera plateia para dar o melhor de si.
Antes acreditar que ama a tudo e a todos pense na essência do amor…
Ela é pura!”
Vó Catarina



Via : 
http://remizerkowski.tumblr.com/post/38345890093/sobre-o-amor-poucas-coisas-sao-tao-belas-quanto