sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Férias e mediunidade na Umbanda

O ano se encerrando e com isso chega o tempo de “ Recesso do Terreiro”, pois nessa época os Médiuns , tiram férias do trabalho, férias estudantis e o tão esperado momento de viajar, ver familiares distantes e atividades afins chegou.

É a pergunta é: A minha mediunidade tira férias também? Os guias de Luz também tiram férias nesse período? Mãe no Santo tira férias também?

“Tirar férias” do terreiro de Umbanda significa que o médium não tem a obrigação de ir aos dias de GIRA no terreiro, mas estando na cidade tem sim o dever de ajudar em suas atividades dentro da casa durante esse período de recesso.
Os Guias de Luz não tiram Férias, o Terreiro de Umbanda não tira Férias, os espíritos sofredores, eguns, quiumbas e realmente toda a espiritualidade não tira férias. Quem tira Férias são apenas os médiuns que estão ali para auxiliar e fazer a caridade junto aos espíritos. Enquanto os filhos estão de Férias, os Espíritos continuam arduamente a encaminhar e auxiliar a todos que necessitam da ajuda deles, inclusive ajudam o PRÓPRIO MÉDIUM a se manter no caminho certo e se manter EQUILIBRADO.
Visto que somente o médium tira suas férias, é essencial que seja mantido o zelo com sua mediunidade. Deve manter a conduta com responsabilidade, pensamentos equilibrados e atitudes de um verdadeiro cristão.

Férias não quer dizer que deva ter excessos todos os dias, que deva beber e ter atitudes contrarias ao estatuto da casa, aos ensinamentos dos Guias de Luz e da religião. Praticar o bem, a caridade e o amor ao próximo nem sempre é fácil, manter a conduta e ser integro com as suas atitudes e pensamentos também não, porém se você optou em seguir essa religião, os ensinamentos dos Guias e os ensinamentos de sua Mãe deve saber que isso é para Todo Dia e a toda hora.

A Mãe no santo nunca tira Férias do Terreiro, já que sabe que a espiritualidade não tira também, e, por isso, está sempre preparada a cumprir o que a espiritualidade determinar.
 O Terreiro não para de funcionar, temos que firma-lo, mante-lo organizado e limpo para que se mantenha equilibrado e bem amparado.Os FUNDAMENTOS dos filhos devem estar cuidados e rezados com amor e bons pensamentos. Justamente por isso, quando se viaja, se pede amorosamente  a Yabasse dos orixás que zele seu fundamento.

É sábio, que mesmo durante as Férias do Terreiro, o médium continue a fazer os banhos de ervas que fazia nos dias de gira. Isto ajudará a manter o equilíbrio e o contato com a espiritualidade, além de lembrar o médium de sua condição como médium de terreiro. (Exemplo de banhos: 7 folhas de mangueira ou 7 folhas de eucalipto ou 1 galho de mirra).
Se houveram excessos ou qualquer outro tipo de problema que o causador foi unicamente e exclusivamente você, não utilize de seu contato com os guias para solucionar seus problemas, pois os espíritos estarão ocupados fazendo o bem e a caridade de verdade, e não resolvendo problemas ao qual o médium já tem conhecimento suficiente para não fazer.

Divirta-se sem excessos, aproveite e reflita sobre suas atitudes e pensamentos que teve durante todo o ano. Relaxe e curta as Férias, volte ano que vem equilibrado e preparado para as atividades de caridade e auxílio aos Espíritos e principalmente lembrando que no terreiro o NECESSITADO maior somos nós, Os Médiuns.
O trabalho no bem é a grata oportunidade de evolução que muitos rogam em prece e quando tem desperdiçam com o julgamento, com o ego, o mal uso do livre arbítrio, a  avareza e tantas outras mazelas que são FECHA CAMINHO  para quem busca a luz.




Instituto Aruandê "Casa de Umbanda Mãe Maria " .

5 comentários:

  1. Este é o caminho verdadeiro para a evolução espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Sempre bom cuidar com os excessos e não esquecer que a espiritualidade nunca descansa, sempre buscando auxiliar e levar a paz

    ResponderExcluir
  3. Essa mensagem se torna atual nos dias de hoje.

    ResponderExcluir