segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuta que é macumba!


 
Mas cuidado para não quebrar o pé. Calma, que já explicaremos.
É que Macumba é uma árvore sagrada da África, onde os negros se reuniam para fazer suas orações e também para transmitir os conhecimentos através da oralidade.
 
 
Aliás, árvore muito parecida com a formosa Copaíba que temos aqui no Brasil.
Bom, agora que você já sabe isso, os que iam à Macumba eram os – adivinhe – macumbeiros. Isso mesmo. Poxa, e você utilizando esse termo sem saber.


Macumba também foi o nome dado aos primeiros instrumentos de percussão, muito parecidos com os atabaques de hoje. Eles eram confeccionados com a madeira da árvore sagrada e usados nos cultos em louvor aos Orixás.
O fato é que durante três séculos, milhões de africanos foram escravizados e trazidos para o território brasileiro por colonizadores europeus. A religião foi um fator fundamental para a preservação dos costumes africanos, e tornou-se símbolo da resistência de povos que foram massacrados ao longo da história do nosso país, mas que exerceram importante papel para a formação da identidade e da cultura brasileira.
É por isso que se fala muito que o povo brasileiro tem um pezinho na senzala. Arriscaríamos dizer, que muitos têm também uma mãozinha no terreiro, pois a cultura religiosa afro-brasileira está enraizada em todo nosso país. Portanto, em nossa cidade, não é diferente. Poucos são os que nunca fizeram uso de uma fitinha vermelha contra mau-olhado, cruzaram os dedinhos para torcer por alguma coisa, ou nunca tiveram um vasinho de sete ervas em casa ou em seu estabelecimento comercial. Você pode não ter percebido, mas o salzinho grosso atrás da porta não tem nada a ver com herança de uma religião européia.

Agora voce já sabe o que é Macumba. Madeira nobre e resistente. Pode machucar o pé, portanto, é melhor não chutar. Mas, melhor mesmo, é quando não se  chuta nada. Quando  respeitamos as pessoas por suas atitudes, posturas, ideais, e, principalmente, por seus corações, porque Olorum, Deus, Jeová ou como queiram chamar o Criador, conhece é o nosso coração e o verdadeiro propósito de serví-lo.

Respeite – e não apenas tolere -, pois como disse Saramago: “Quando se tolera apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro."
 
Adaptado do texto de Ricardo Barreira
Babalorixá da Aldeia Tupiniquim,
Coordenador de Projetos de Marketing e Campanhas Publicitárias,
Colunista da Rede Bom Dia de Jornais.

 
 

5 comentários:

  1. Não chuta que é macumba!!! kkk, adoreeei esse post, muito muito bem feito!

    ResponderExcluir
  2. muiito bom, esclarece muitas duuvidas!!

    ResponderExcluir
  3. o desconhesido provoca muito efeitos emquem naõ sabe procurar imformaçao ......vejo que esses pots vaõ esclareser muita coisa para, muitos que querem aprender mais da umbanda sagrada...

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação! Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir