quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ervas na Umbanda.


As ervas são um importante elemento de trabalho da Umbanda, servindo a diversas finalidades, como banhos, defumações e para uso medicinal.As ervas estão presentes em todas as religiões, dentro de todos os rituais religiosos, desde sempre. E a Umbanda é a religião que respeita , cultua e utiliza as forças da natureza concedidas por Olorum o Criador. 
As ervas são organismos vivos. Há um vida espiritual contida em cada erva. Isso é chamado de *Imanescência Divina, o espírito vivo de Deus que anima tudo. Dos elementos da natureza, o mais parecido com o da natureza humana é o vegetal, pois ele nasce, cresce, se reproduz e morre. Esse espírito vivo possui características energéticas definidas pela vibração passada aos organismos à sua volta.  Essa vibração magnética é polarizada, ou seja, pode ser positiva ou negativa. Então, uma erva é atribuída a um Orixá por analogia vibratória. Energia que está presente na vibração do Orixá com a energia que está presente na vibração da erva. 
Quando se fala em ervas, subentende-se toda a planta: raiz, caule, folhas, frutos e sementes. Existem também as resinas, que são a seiva vegetal endurecida extraída da casca das árvores, muito usadas em defumações.
O conhecimento das ervas, suas propriedades e aplicações, é transmitido de geração a geração e, também, pelos dos Guias Espirituais, que indicam e/ou preparam as ervas para os mais variados usos, já que eles sabem exatamente como manipular a essência ou propriedade de qual planta usar. 
As plantas são cultivadas e  retiradas da terra, e por isso trazem consigo a energia deste elemento, o prana das plantas fica ainda mais intenso unido com o amor, e a fé sincera de quem manipula a erva. 


2 comentários:

  1. que interessante, gostei muito desse post! O blog sempre me supreende com seus ensinamentos!

    ResponderExcluir
  2. e muitos acham que um banho de ervas é só um banho de mato verde... quanta sabedoria e axé!

    ResponderExcluir