domingo, 22 de fevereiro de 2015

Povo Cigano


Povo Cigano

Vivemos em um país laico,
Onde se diz que reina a democracia.
Onde muitos empunham a bandeira da igualdade,
Garantindo que temos os mesmos direitos
Independente de cor, credo, cultura ou etnia.

Eu pergunto se realmente é assim
Por que então me olham atravessado ?
Quando canto, quando danço..
Honrando meus antepassados?

Por que julgam sem conhecer?
Quando trago a alegria e o amor a natureza?
Quando demonstro minha cultura
Para que todos os povos possam conhecer sua beleza?

Canto, danço, trago a fé e a magia
Sou povo cigano, me considero filho do sol
Em minha essência a alegria, minha casa é meu país
Meu teto é o céu estrelado, não carrego a ambição
E o criador é meu advogado.

Sou povo cigano sim, de corpo, alma e coração
Tenho meus direitos, pois moro e honro um país laico,
Onde minorias como eu, lutam por sua liberdade de expressão,
E o que mais dói no meu peito,  é ver discursos de igualdade,
Mas muitos sem caridade, só me chamam de ladrão.

Louvo a terra, louvo o vento, louvo a agua e louvo o sol na amplidão,
A honra e o amor á família defendo, em nome do senhor da criação.
E os dons a nós concedidos, vem nosso sustento com exímios artesãos.

Igualdade é o anseio da maioria das religiões,
 e o único pedido que tenho é que nunca esqueçam
que perante o pai somos todos irmãos.




Imagens de uma apresentação cultural em Juína com a representação do povo cigano. 
 

3 comentários:

  1. Arribá, Salve o povo cigano que traz muita alegria em nossas vidas. Que possamos respeita-los como nosso irmão.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito esse texto !! linda as fotos !! OPTCHA OPTCHA OPTCHA!!

    ResponderExcluir
  3. Arribá!!! ao povo Cigano!!!! Que a sua alegria de viver nos contagia todos os dias!!!

    ResponderExcluir