domingo, 22 de fevereiro de 2015

Preto Velho

Preto Velho
Fui tratado como nada, em correntes preso e amarrado.
Enquanto minha mãe gritava, de  minha família fui arrancado.
Fui tratado como nada, no porão de um navio exposto a doenças naveguei,
Mas no meu país eu era amado, eu era um rei.

Assim, muito de meus irmãos foram trazidos
Pais, mães, filhos, príncipes e princesas
Tratados como nada, independente de sua realeza.

Do seio da  Mãe África fui arrancado,
Lá sim era bom viver, aguentei dores e acoites
Muitos dos meus vi morrer                     
Abatidos pelos maus tratos e pela doença
E eu nada pude fazer.
Tanta dor e sofrimento causados pelos que se diziam descobridores da nova terra, em nome da sede de poder.

E quando aqui cheguei, para que avaliassem meu corpo
Desnudado eu fiquei, tratado como nada, minha boca abri e meus dentes mostrei.
Comprado fui, mercadoria me tornei.
Simplesmente pela cor da minha pele negra
O preconceito, nesse país encontrei.
                                                                   
E eu que na minha terra era um rei,
Na terra de santa cruz um escravo me tornei.
Em meio a dor da saudade, e a dor do chicote do trabalho forçado
A fé nos meus orixás de mim não pode ser arrancada.

E junto com meus irmãos na senzala,
Noite a fora, madrugada, eu cantava em minha língua, ao meu orixá louvava.
E na dança da capoeira, a alegria retornava.

Quem tem fé tem tudo, já dizia o velho ditado
E a fé que me sustentou mesmo sendo tão humilhado.
Eu venho de uma nação nobre,
Meu sangue é igual ao seu,
Somos filhos do mesmo pai,
Pois Olorum é o meu e o seu Deus.





Fotos da Apresentação cultural em Juína-MT, com a representação dos pretos velhos.. 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Preto velho traz humildade e amor no coração, temos muito a aprender com seus ensinamentos milenares. Salve a linha das almas.

    ResponderExcluir
  3. Salve a linha das almas !! Que muita sabedoria, calma já trouxe para mim ... Os ensinamento dos pretos velhos são amor puro :)

    ResponderExcluir
  4. Humildade... sabedoria....muito aprendemos e temos que ainda aprender e colocar em pratica, ensinamentos tão nobres de nossos queridos e amados, PRETOS VELHOS!!! Adorei as almas!!!! Agradeço a oportunidade!!!!

    ResponderExcluir