terça-feira, 9 de outubro de 2018

Pai Ogum


Resultado de imagem para ogum
Senhor da lei e dos Caminhos 
Rege o elemento fogo. Orixá que Executa as leis divinas, senhor dos caminhos e do ferro, protetor do trabalho e da criatividade.  Ogum pode conceder aquele que busca verdadeiramente a mudança, a coragem para olhar para o interior e enfrentar a si mesmo, vencendo todas as lutas internas.


Resultado de imagem para ogum


Ogum é o arquétipo do guerreiro.
O sangue que corre no nosso corpo é regido por Ogum.

Ogum é aquele com a capacidade de calmamente exercer (executa) a justiça ditada por Xangô. 

Padroeiro de todos os que manejam ferramentas: ferreiros, barbeiros, militares, soldados, trabalhadores, agricultores. É o deus do ferro.

É, o Orixá que cuida do conhecimento prático, sendo o patrono da tecnologia


Resultado de imagem para ogum



Características

Cor: vermelho
Fio de contas: contas e firmas vermelhas leitosas
Ervas: Peregum(verde), Quitoco, Mariô, espada de Ogum, Coroa de ogum, lança de Ogum, canela de macaco, erva grossa, nutamba, alfavaquinha, bedo, cipó cimbo.

Símbolo- espada, lanças e escudo

Pontos de força/ sitio sagrado: estrada de ferro.

Flores: Crista de galo, cravos e palmas vermelhas

Elemento: fogo

Dia da semana: terça-feira

Bebida: cerveja
Saudação: Ogum Yê, meu Pai! – significa: Salve o Sr. Da Guerra!
Ou: Patakori Ogun! Pàtàki (principal); ori (cabeça) – Muita honra em ter o mais importante dignitário do Ser Supremo em minha cabeça

Data comemorativa: 23 de abril

Sincretismo: são jorge

Comidas: cará, feijão mulatinho com camarão e dendê, Manga espada

7 comentários:

  1. Sangue que corre em nosso corpo regido por ogum
    Lutador guerreiro
    Ogum yê meu pai ❤

    ResponderExcluir
  2. Ogunhe meu pai! Que tenhamos força e coragem para mudar internamente !

    ResponderExcluir
  3. Ogunhe meu Pai.Dai nos força para vencer nossas batalhas interiores e compreensão para aceitar o que nos foi designado pelo Senhor Olorum

    ResponderExcluir
  4. Salve Pai Ogum... quem tem Ogum em seu caminho vence a si mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amor que nao se mede... meu lar... minha família❤

    ResponderExcluir