quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Vestimentas


Por que a roupagem na Umbanda tem a cor branca? 
No decorrer de toda a história da Humanidade, a cor branca aparece como um dos maiores símbolos de unidade e fraternidade já utilizados. Os Magos Brancos da antiga Índia eram assim chamados porque utilizavam a magia para fins positivos, e também porque suas vestes sacerdotais eram constituídas de túnicas e capuzes brancos. O próprio Cristo Jesus, ao tempo de sua missão terrena, utilizava túnicas de tecido branco nas peregrinações e pregações que fazia.
Nas guerras, quando os adversários oprimidos pelo cansaço e perdas humanas, se despojavam de comportamentos irracionais e manifestavam sincera intenção de encerrarem a contenda, o que faziam? Levantavam bandeiras brancas! O que falar então do vestuário dos profissionais das diversas áreas de saúde? Médicos, enfermeiros, dentistas etc., todos se utilizando de roupas brancas para suas atividades. Por quê? Porque a roupa branca transmite a sensação de assepsia, calma, paz espiritual, serenidade e outros valores de elevada significância. A cor branca tem sua razão de ser utilizada na Umbanda, pois temos que lembrar que a religião que abraçamos é capitaneada por Orixás, sendo que Oxalá, que tem a cor branca como representação, supervisiona os Orixás restantes. A implantação desta cor em nossa religião, não foi fruto de opção aleatória, mas sim pautada em seguro conhecimento de quem teve a missão de anunciar a Umbanda.


5 comentários:

  1. Realmente,a cor branca traz a calma, a igualdade entre os médiuns e mais uma vez o post vem mostrando que a Umbanda tem fundamento e para tudo existe um motivo e o blog nos esclarece como se fosse uma escola, cada dia mais aprendo aqui!

    ResponderExcluir
  2. muita a legria nessa foto .... mais muitos ja nao estao conosco seguiraõ sua caminhada nesse planeta escola bjs saudades .....

    ResponderExcluir
  3. Muito bem colocado, explica o porque do branco com muita clareza!

    ResponderExcluir
  4. O branco nós transmite muita calma e serenidade em nossa vida um post bem esclarecido...

    ResponderExcluir
  5. essa equipe trabalha com muito amor obrigado pai olorum !

    ResponderExcluir