domingo, 22 de fevereiro de 2015

Apresentação Cultural em Parceria com Acadêmicos de Direito da faculdade AJES e CEJA

Instituto Aruandê na perspectiva do cumprimento da lei 10.639 e em evento alusivo a Semana da Consciência Negra, realiza Palestra e Apresentação Cultural em Parceria com Acadêmicos de Direito da faculdade AJES e CEJA em Juina - MT.
Iakekerê( Mãe Pequena) Da Casa de Umbanda Mãe Maria, palestrando para Academicos de Direito da Faculdade AJES e também para os estudantes da escola CEJA em Juína-MT 


 Representação da Linha dos Pretos Velhos na Apresentação Cultural

O filho Rubens pedindo a benção á Iyalorixá da Casa de Umbanda Mãe Maria, não só como forma de respeito aos orixás mas também recebendo o axé e o amor.

Representação da Linha Cigana Na Apresentação Cultural 

"Altar Dos Orixás" Trabalho realizado pelos acadêmicos de Direito da AJES

        Filha Maria Isabele Pedindo a Benção á Iyalorixá Rosi D'Oxum



Estudantes da Escola CEJA que participaram da palestra ofertada pelo Instituto Aruandê  

Filhos Da Casa de Umbanda Mãe Maria "Instituto Aruandê",  a Iyalorixá e a Iyakekerê junto com os acadêmicos que ajudaram na organização desta apresentação cultural. 



Para conhecer : Lei Federal 10.639/03

Em março de 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. A escola é o lugar de construção, não só do conhecimento, mas também da identidade, de valores, de afetos, enfim, é onde o ser humano, sem deixar de ser o que é, se molda de acordo com sua sociedade. O Brasil, formado a partir das heranças culturais européias, indígenas e africanas, não contempla, de maneira equilibrada, essas três contribuições no sistema educacional. Por isso, ter como meta a efetiva realização das prerrogativas dessa Lei é essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Fonte - http://www.afroeducacao.com.br/lei-10-639-03

2 comentários:

  1. Devemos respeitar e honrar nossas origens sempre.

    ResponderExcluir
  2. Todas as instituições de ensino deveriam seguir esse exemplo, assim o preconceito iria diminuir !!

    ResponderExcluir